quarta-feira, 21 de abril de 2010

O incrível mundo dos insetos




Após o surgimento dos primeiros humanos há dezenas de milhares de anos, eles estavam lá, voando sem parar aproveitando-se da alimentação do ser humano e partilhando com ele o mesmo espaço nas cavernas. Voltando muito tempo atrás no tempo dos dinossauros, lá estavam eles, voando em torno desses gigantes e se reproduzindo como nunca. Estima-se que a aproximadamente 400 milhões de anos atrás eles já estavam reinando na terra. Mas eles não são apenas seres muito antigos, como tiveram uma trajetória incrivelmente bem-sucedida.



Com sua impressionante diversidade com mais de 1 milhão de espécies, os insetos habitam os mais variados ambientes terrestres. Conclusão: de cada quatro espécies de animais do planeta, três correspodem ao grupo dos insetos.




Os insetos formam uma classe do filo dos artrópodes. Corpo com simetria bilateral e segmentado, exoesqueleto recoberto de quitina e extremidades-as patas-articuladas estão entre as características que eles compartilham com os demais grupos dos artrópodes. O corpo pode ser dividido em três segmentos: cabeça, tórax, e abdomen. A cabeça concentra as peças bucais e os órgãos de sentido, como os olhos e as antenas. Os órgãos da digestão e reprodução situam-se no abdome. Existem diferenças muito significativas entre as peças bucais dos insetos. Besouros por exemplo, possuem uma estrutura semelhante a uma presa para cortar e mastigar folhas; a mosca doméstica desenvolveu um tipo de esponja que se mostra muito eficiente em absorver líquidos; e os pernilongos desenvolveram peças bucais que lembram uma agulha e perfuram a pele de outros animais. Abelhas, mosquitos e formigas, entres outros, respiram por traqueias, um sistema de canais que se abrem ao longo do exoesqueleto. Alguns representantes, como os gafanhotos, possuem sacos aéreos que tornam esse sistema mais eficiente. Já os órgãos internos são irrigados por hemolinfa, um fluido que transporta substâncias nutritivas e resíduos por meio de um coração tubular.



A alimentação dos insetos é muito variada.Comem praticamente todas as partes de uma planta, de raízes e sementes ou os frutos. Insetos polinizadores, como as abelhas, costumam ser vitais para a reprodução de muitas espécies de flores e árvores frutíferas. Existem também aqueles que se alimentam de tecidos, líquidos e excreções de outros animais, como as pulgas, além de insetos que consomem material orgânico em decomposição ou são parasitas.




Os insetos são os únicos capazes de voar, o que, ao longo do tempo, resultou em uma grande vantagem competitiva em relação a outros animais. escapar de predadores e buscar alimento e parceiros em pontos relativamente distantes estão associados á capacidade de voar de muitas espécies. Diversos representantes possuem asas. Moscas, por exemplo, ostentam uma par delas, enquanto as abelhas são equipadas com dois pares. Alguns insetos, como os besouros, mantêm as asas guardadas quando não estão em voo.



8 comentários:

  1. Olá gostei muito do seu blog entomológico, ficaria muito grato se pudéssemos trocar informações como seguidores.
    Acesse: worldnovus.blogspot.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, me interesso muito por entomologia forense... tambem tenho um blog, vc aceita parceria? já coloquei seu banner lá... http://diogobiotech.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu já te adicionei como parceiro, espero ver o meu banner no seu blog para a conclusão da parceria!

    Obrigado!

    Animal em Risco
    (www.animalemrisco.blogspot.com)
    O Blog Selvagem!

    ResponderExcluir
  4. Ola, meu nome é Rafael Lara e sou dono de um blog sobre criação d formigas, gostaria de propor uma parceria pois estive lendo alguns posts e gostei muito do conteúdo do seu blog =)
    Se tiver interesse coloque o nosso banner:
    http://3.bp.blogspot.com/_5v4UTCzIVZQ/TPrIM3bAhaI/AAAAAAAAAIg/ClMl9FiYPUY/s1600/Parceria.gif
    E me mandar um email (rafaelmlara@hotmail.com) ou postar um comentário em uma das minhas postagens com o seu =)
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá rafael, consegui te achar pelo google! seu banner já está lá no http://professorarejanebiologia.blogspot.com.
    parabéns pelo blog. Suas postagens são muito boas!
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  6. olá gostei do seu blog e gostaria de adicionar em meus parceiros

    formigueiross.blogspot.com

    fico no aguardo

    ResponderExcluir
  7. Muy interesante tu Blog!!! Echo en falta un traductor... pero aún así, lo seguiré!

    Salu2 desde Navarra (España)

    ResponderExcluir
  8. Nossa.. Achei super interessante se blog!
    Como faço artesanato de bichos d miçangas, gosto d observar bem pra tentar fazer o mais parecido possível!!!
    Caso queira conhecer meu blog:
    www.afabricadebichos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir